terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Elizabeth Bathory

Quem foi?
Condessa húngara que inspirou muitos filmes e fãs de vampirismo. Entrou para a História por uma suposta série de crimes hediondos e cruéis que teria cometido, vinculados com sua obsessão pela beleza. Como consequência, ela ficou conhecida como "A condessa sangrenta" e "A condessa Drácula". Erzsébet ficou noiva do conde Ferencz Nádasdy aos onze anos de idade, passando a viver, no castelo dos Nádasdy. O conde Nadasdy era militar e, frequentemente, ficava fora de casa por longos períodos. Foi nesse tempo de ausência que a a “Condensa Sangrenta” começou a revelar as suas tendências sádicas, quando castigava os seus criados – principalmente as mais belas e jovens mulheres.

Vítimas:
O nível de crueldade de Elizabeth era notório. Ela não punia apenas os que infringiam as suas ordens, como também encontrava todas as desculpas para infligir castigos, deleitando-se na tortura e na morte de suas vítimas. Espetava alfinetes em vários pontos sensíveis do corpo das suas vítimas, como, por exemplo, sob as unhas. No inverno, executava as suas vítimas fazendo-as despir-se e andar pela neve, ao mesmo tempo que despejava água gelada sobre elas até morrerem congeladas. Um caderno encontrado revela 650 nomes que, são supostamente, vítimas de Elizabeth, no entanto não há registos jurídicos desse facto.

Pena de morte:

No julgamento de Elizabeth, não foram apresentadas provas sobre as torturas e mortes, baseando-se toda a acusação no relato de testemunhas. A Condessa Morreu num calabouço sem portas, sem janelas, após ser condenada. Após sua morte, os registos de seus julgamentos foram lacrados, porque a revelação de suas actividades constituiriam um escândalo para a comunidade húngara reinante. O rei húngaro Matias II proibiu que se mencionasse seu nome nos círculos sociais.



Vê o trailer de um dos filmes inspirado na vida da "Condensa Sangrenta": http://www.youtube.com/watch?v=rIV1GtrgRus&feature=related

Sem comentários:

Enviar um comentário